Problemas de memória

Problemas de memória são uma queixa muito comum. É importante diferenciar entre os esquecimentos corriqueiros relacionados ao estresse do dia a dia e doenças degenerativas ou demências.

Os esquecimentos ditos normais são aqueles relacionadas a distração, a falta de organização e ao estresse. Por exemplo, esquecemos onde deixamos as chaves do carro devido a execução de várias tarefas simultâneas; ou esquecemos um compromisso devido a uma agenda lotada de outros afazeres.

Doenças degenerativas do sistema nervoso ou demências causam prejuízos na memória e também em outras capacidades, como linguagem, raciocínio e planejamento.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência que afeta a memória, o humor e o comportamento da pessoa. Em geral, afeta pessoas com mais de 65 anos. O portador dessa doença tem problemas para lembrar, falar, aprender, fazer julgamentos e planejar. Algumas pessoas sentem-se inquietas e mal humoradas.

A perda de memória associada a essa doença afeta a vida cotidiana. Ela torna difícil:

• Lembrar nomes
  • Recordar as lembranças favoritas
  • Executar tarefas cotidianas
  • Encontrar as palavras certas

Para fazer o diagnóstico da doença de Alzheimer o médico deve ser consultado. Juntamente com uma história clínica e exame do estado mental, podem ser solicitados exames como:

• Amostras de sangue ou urina ou ambos.
  • Testes psicológicos ou de memória para ver o quão bem o cérebro está funcionando.
  • Tomografia computadorizada de crânio.

Existe tratamento disponível para aliviar e diminuir a progressão dos sintomas da doença de Alzheimer. O diagnóstico precoce permite que o tratamento comece logo, quando é mais eficaz.

A doença de Alzheimer piora com o tempo. Os tratamentos atuais não impedem a progressão da doença, mas podem ajudar a retardar, a estabilizar ou até mesmo melhorar a memória e os problemas comportamentais. Podem ajudar a tornar as tarefas diárias mais fáceis de serem realizadas. Podem fazer a pessoa sentir-se mais confortável. Também podem ajudar a tornar a vida dos familiares e os cuidados mais fáceis.

Dr. José Hamilton
Médico Psiquiatra CRM 12149

Centro de Psiquiatria de Brasília localizado na SGAS 910 Bl. A Sala 109 Ed. Mix Park – Asa Sul – Brasília – DF.
Psiquiatra Brasília DF