Como finalmente parar de fumar


O desafio de deixar de fumar

O uso do cigarro tem como objetivos a busca por efeitos prazerosos desencadeados pela nicotina, melhora imediata do raciocínio e do humor, diminuição da ansiedade e ajuda no controle de peso. Com o passar do tempo, esses efeitos não são mais atingidos com a mesma dose, fazendo com que o fumante aumente o número de cigarros para obter efeitos outrora alcançados com doses menores.

O fumante torna-se, então, dependente químico e psicológico do cigarro. Além disso, fatores ambientais, psicológicos, comportamentais e socioculturais também estão associados ao desenvolvimento da dependência.

Difícil de largar – quando os fumantes deixam de fumar, sentem desejo pelo cigarro e têm sintomas de abstinência que contribuem para o risco de recaída. Os sintomas de retirada incluem distúrbios do sono, irritabilidade e/ou agressividade, depressão, agitação e dificuldade de concentração. Após dois ou três dias sem fumar, esses sintomas chegam ao seu nível máximo e podem durar várias semanas.

Largando o cigarro – buscar orientação, suporte, medicação e estar preparado para recaídas são medidas que podem ajudar os fumantes a abandonarem o fumo para sempre. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, mesmo uma rápida orientação por um profissional de saúde pode aumentar o índice de abstenção em até 30%.

Para que o tratamento anti-tabagista tenha mais chances de ser bem sucedido, é necessária uma combinação de aconselhamento e terapia medicamentosa.

Aconselhamento e terapia comportamental
Há três tipos de aconselhamento e terapia comportamental que são considerados eficazes:

  • Aconselhamento prático,
  • Apoio social como parte do tratamento e
  • Assistência social fora do âmbito do tratamento.

Terapia com medicamentos
Alguns medicamentos eficazes podem ser usados por pacientes que estão tentando deixar de fumar. Dentre os medicamentos que realmente se mostraram efetivos para interremper o tabagismo estão:

  • Nicotina. Na forma de reposição com gomas de mascar ou adesivos transdérmicos.
  • Bupropiona. Medicamento antidepressivo com efeito auxiliar anti-tabagismo.
  • Vareneclina. Medicamento que compartilha alguns efeitos em comum com a nicotina, agindo no sistema nervoso reduzindo a vontade de fumar e os efeitos de abstinência.

Consulte seu médico sobre as alternativas disponíveis.Parar de fumar é o passo mais importante que os fumantes podem dar no sentido de aumentarem seu tempo e qualidade de vida. Procure ajuda e pare de fumar o quanto antes. Essa é a sua chance de viver mais e melhor.

Dr. José Hamilton
Médico Psiquiatra CRM 12149

Centro de Psiquiatria de Brasília localizado na SGAS 910 Bl. A Sala 109 Ed. Mix Park – Asa Sul – Brasília – DF.
Psiquiatra Brasília DF