Insônia e outros distúrbios do sono

Autora:  Dra. Gabriela Graciano Dias, Médica Psiquiatra

O estresse da vida moderna tem feito com que as pessoas durmam cada vez menos e os distúrbios do sono têm se tornado uma queixa frequente nos consultórios psiquiátricos.

Eles são classificados, de acordo com a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (CIDS-2), em:

I. Insônias

II. Distúrbios Respiratórios relacionados ao Sono

Ex: Apneia Obstrutiva do Sono

III. Hiperssonias de Origem Central

Ex: Narcolepsia

IV. Distúrbios do Ritmo Circadiano do Sono

Ex: Jet Lag, Trabalho de Turno

V. Parassonias

Ex: Sonambulismo, Terror Noturno

VI. Distúrbios do Movimento relacionados ao sono

Ex: Síndrome das Pernas Inquietas, Bruxismo relacionado ao sono

VII. Sintomas Isolados, variantes aparentemente normais e de importância não resolvida

Ex: Ronco

VIII. Outros Distúrbios do Sono

Insônia

A insônia pode ser definida como um transtorno caracterizado por dificuldade de iniciar ou manter o sono, despertar precoce ou sono de má qualidade e cronicamente não reparador, resultando em sintomas diurnos, físicos e emocionais, com impacto negativo no funcionamento social e cognitivo do indivíduo.

Os sintomas ocorrem mesmo em vigência de condições adequadas para o sono e os pacientes apresentam pelo menos um dos seguintes sintomas diurnos: fadiga, déficit de atenção, concentração e memória; disfunção sexual, profissional e acadêmica; irritabilidade, sonolência excessiva diurna; falta de motivação e energia; propensão a erros; acidentes no trabalho ou na condução de veículos; cefaleias, tensão e sintomas gastrointestinais; preocupação com o sono.

A privação ou redução do tempo de sono trazem diversos prejuízos ao organismo: alterações do humor, irritabilidade e impaciência, comprometimento da memória e concentração, aumento da liberação de hormônios relacionados ao estresse (Cortisol) contribuindo para o desenvolvimento de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, gastrintestinais e pulmonares, além de ansiedade e envelhecimento precoce.

Por isso, é fundamental que os pacientes insones sejam diagnosticados e adequadamente tratados!

Na avaliação da insônia são importantes:

• a identificação de quando e como os sintomas iniciaram e se houve algum fator associado ao início da mesma

• a determinação do curso dos sintomas e os tratamentos já realizados

• a investigação dos hábitos diurnos e noturnos do indivíduo, das condições do quarto e da suspeita de doenças sistêmicas associadas

• o emprego do diário do sono e, em alguns casos, a realização da polissonografia.

Tratamento

O tratamento da insônia pode ser medicamentoso e/ou comportamental. Os resultados mais satisfatórios ocorrem com a combinação dessas duas modalidades terapêuticas.

Em geral, os medicamentos mais utilizados são os hipnóticos, antidepressivos sedativos, antipsicóticos em baixa dosagem e os benzodiazepínicos (cujo uso crônico não é recomendado, em longo prazo, para essa finalidade).

O tratamento não farmacológico engloba a terapia cognitivo comportamental (TCC), técnicas de relaxamento e medidas de higiene do sono.

Insônia e Transtornos mentais

A insônia é uma comorbidade em cerca de 90 a 93% dos casos de transtornos mentais graves. Ela tem grande impacto nos resultados do tratamento dessas condições e representa risco de recaída e recorrência.

Em muitos casos, a intensidade dos sintomas do distúrbio do sono é maior que a dos sintomas do transtorno mental subjacente e isso pode fazer com que o paciente procure o médico devido aos problemas de sono e não por causa dos sintomas de depressão ou ansiedade, por exemplo.

Cerca de 25 a 45% dos pacientes com algum transtorno de ansiedade apresentam queixas de insônia grave.

Existe também uma alta associação entre depressão e insônia. Esta é uma queixa residual persistente nos indivíduos deprimidos e um sintoma preditor de recorrência da depressão.

A associação clínica entre insônia e fibromialgia também é frequente. O prejuízo na qualidade do sono relaciona-se de forma recíproca com a dor, podendo ser causa, consequência ou fator perpetuador da condição dolorosa.

Orientações sobre Higiene do Sono

1. Estabeleça horários regulares de sono: tente dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos feriados e finais de semana;

2. Não vá para a cama sem sono para tentar dormir. Vá para a cama apenas quando estiver com sono, independente do horário em que isso ocorra;

3. Não passe o dia preocupando-se com a hora de dormir;

4. Não fique controlando o passar das horas no relógio;

5. Evite o uso de estimulantes, principalmente nos períodos vespertino e noturno (café, coca-cola, chá mate, chá preto, chá verde, chocolate, cigarro, energéticos);

6. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas;

7. Não cochile durante o dia;

8. Procure fazer refeições leves e no máximo até duas horas antes de dormir. Evite a ingestão de grandes volumes de líquidos antes de ir para a cama;

9. Realize atividades físicas regulares e preferencialmente durante o dia (evite praticá-las próximo da hora de dormir);

10. Evite atividades estimulantes à noite, como o uso de computadores, televisão, leitura, etc. (Apenas para poucos insones a TV e a leitura podem estimular o sono);

11. Evite qualquer comportamento diferente de dormir ou fazer sexo no quarto/cama (não se alimentar, ler, estudar, trabalhar, assistir tv ou usar o computador na cama/quarto);

12. Certifique-se do conforto de seu quarto e da qualidade de seu colchão e travesseiro. Mantenha seu quarto limpo, organizado, arejado, silencioso e com pouca luz;

13. Avalie periodicamente sua saúde (roncopatia, apneia do sono, refluxo gastroesofágico, dores em geral, depressão e ansiedade podem prejudicar o sono);

14. Mantenha uma agenda de preocupações, onde possa anotar diariamente, antes de sentir sono, suas preocupações e pendências;

15. Algumas pessoas naturalmente dormem menos que outras! Isto não significa ter insônia.

16. Não crie expectativas irreais e imediatistas em relação ao tratamento. Não existem medicações milagrosas e o sucesso do tratamento depende, sobretudo, de você!

Para maiores informações, consulte um psiquiatra.

Referências:

Associação Brasileira do Sono – www.absono.com.br

III Consenso Brasileiro de Insônia – 2013

Diretrizes para o diagnóstico e tratamento da Insônia

Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (CIDS)

+ There are no comments

Add yours