Tratamento do TDAH

Tratamento do TDAH


Por que algumas pessoas insistem que o TDAH não existe?

Pelas mais variadas razões, desde inocência e falta de formação científica até mesmo má-fé. Alguns chegam a afirmar que “o TDAH não existe”, é uma “invenção” médica ou da indústria farmacêutica, para terem lucros com o tratamento.

No primeiro caso se incluem todos aqueles profissionais que nunca publicaram qualquer pesquisa demonstrando o que eles afirmam categoricamente e não fazem parte de nenhum grupo científico. Quando questionados, falam em “experiência pessoal” ou então relatam casos que somente eles conhecem porque nunca foram publicados em revistas especializadas. Muitos escrevem livros ou têm sítios na Internet, mas nunca apresentaram seus “resultados” em congressos ou publicaram em revistas científicas, para que os demais possam julgar a veracidade do que dizem.

Os segundos são aqueles que pretendem “vender” alguma forma de tratamento diferente daquilo que é atualmente preconizado, alegando que somente eles podem tratar de modo correto.

Tanto os primeiros quanto os segundos afirmam que o tratamento do TDAH com medicamentos causa consequências terríveis. Quando a literatura científica é pesquisada, nada daquilo que eles afirmam é encontrado em qualquer pesquisa em qualquer país do mundo. Esta é a principal característica destes indivíduos: apesar de terem uma “aparência” de cientistas ou pesquisadores, jamais publicaram nada que comprovasse o que dizem.

O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O Tratamento do TDAH é uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento.

Como médico psiquiatra em Brasília tenho diversos pacientes portadores de TDAH que tiveram grande melhoria em seu desempenho social e nos estudos a partir do tratamento.

Dr. José Hamilton

Médico Psiquiatra

http://www.psiquiatrabrasilia.com.br/

Você gostou deste artigo? Então clique no botão do g+1 para recomendar no google. É muito importante receber sua participação!

2 Comments

Add yours
  1. 1
    Carla Maione

    Dr. Hamilton,

    Verifiquei alguns questionários de TDAH na internet como no site da TDAH.org.br e, me identifiquei muitos com os sintomas do TDAH mas, não achei nada sobre sono excessivo, por isso, gostaria de saber se o mesmo também pode ser um das características de um portador de TDAH (já consegui dormir num show de stand up) !

    Att

    Carla

    • 2
      Dr. Hamilton

      Tudo bom, Carla?

      Sonolencia não é comum no TDAH, que cursa mais com inquietação, no entanto, se a pessoa está distraída, não focada ou entediada pode até pegar no sono, ne?
      Existem outras condições que causam sonolencia como a narcolepsia e a sonolencia excessiva diurna. O diagnóstico necessita de uma avaliação médica e exames complementares.

      Abraços

+ Leave a Comment